Assinado termo para ampliação do aeroporto

O ato aconteceu na quinta-feira (7), no Palácio Piratini, em Porto Alegre

A obra de reforma e ampliação do aeroporto fica cada vez mais próxima de acontecer. Nessa quinta-feira (7), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, ocorreu a assinatura do Termo de Compromisso para Obras de Ampliação do Aeroporto Lauro Kortz.

Esse novo passo é considerado uma vitória coletiva de todos que uniram forças em Passo Fundo e região para que a obra aconteça. “Esta é uma tarde histórica para Passo Fundo. A comunidade há muitos anos espera a obra que começa a nascer hoje", afirmou o prefeito de Luciano Azevedo. Ele observou que a ampliação do aeroporto irá consolidar Passo Fundo como polo de desenvolvimento. "Trabalhamos coletivamente, todos somaram esforços para chegarmos a esse dia. Com essa obra, vamos transformar economicamente a metade Norte do Estado", enfatizou Luciano.

De acordo com o vice-presidente de serviços da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa), Marco Mattos, o momento é de comemoração, pois a entidade trabalha há anos buscando essas melhorias e mobilizando as entidades empresariais da região. “Nós queremos que tão logo a assinatura aconteça, já seja publicado o edital, porque se isso acontecer ainda neste ano, nossa esperança se renova de que em 2018 as obras efetivamente aconteçam, pois Passo Fundo tem vocação regional, tanto do ponto de vista social, como no ponto de vista econômico, e o aeroporto é indispensável para o crescimento da cidade”, ressaltou.

O ministro Osmar Terra ressaltou que a ampliação do aeroporto é peça decisiva para o desenvolvimento do Estado. "A região Norte é estratégica e precisa de uma boa infraestrutura aeroportuária para crescer mais rapidamente", disse. O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, lembrou o trabalho feito dentro do Programa Nacional de Aviação Civil e os investimentos do governo federal na área de infraestrutura. "Aeroporto é um equipamento indutor do desenvolvimento. Em Passo Fundo, cerca de 2 milhões de pessoas da região e arredores serão beneficiadas", salientou.

Para o governador José Ivo Sartori, a ampliação do aeroporto é mais um investimento importante para incentivar a aviação regional. "Fiquem certos de que, a partir de agora, estamos determinados a publicar o edital da licitação até o início de 2018. Essa obra vai consolidar um maior número de linhas aéreas e garantir mais competitividade na atração de novos investimentos, melhorias na saúde, na educação, no turismo", afirmou Sartori.

Com a assinatura do Termo de Compromisso, o governo federal transfere a responsabilidade para que os recursos possam ser manejados pelo governo estadual, através da Secretaria dos Transportes, como conta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva. “Agora é possível fazer o processo licitatório para contratar a empresa responsável pelas obras de ampliação”, explicou ele, que ainda destaca a mobilização em torno da obra: “desde o início do primeiro governo do prefeito Luciano temos a pauta do aeroporto como prioritária. É uma política que nos dá uma ferramenta importantíssima para alavancar e continuar o desenvolvimento de Passo Fundo e região”, finalizou.

O projeto

A reforma e ampliação do Aeroporto Lauro Kortz abrange a construção de novo terminal de passageiros com 2,1 mil metros quadrados, esteira de carregamento de bagagens, instalação de equipamentos para melhorar os pousos e decolagens das aeronaves (especialmente em dias de neblina ou chuva), ampliação das cabeceiras, novo pátio de aeronaves, pista de taxiamento para até seis aeronaves e capacidade de atendimento de até 1 milhão de passageiros por ano.

O salto de qualidade traz a possibilidade de mais companhias demonstrarem interesse pelo aeroporto. A nova Seção contra Incêndio também aumenta o nível de segurança e faz com que grandes companhias tenham condições de trabalhar aqui, ligando Passo Fundo a novos lugares.

Também participaram do ato os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Osmar Terra, do Desenvolvimento Social, o deputado estadual Juliano Roso, representando a Assembleia Legislativa, além de secretários estaduais, deputados estaduais e federais, lideranças empresariais e políticas de Passo Fundo.

*Com informações da Prefeitura de Passo Fundo

Foto: Alex Borgmann